
BBRAUN
Em 1954 o Laboratório Americano S.A. foi fundado em Niterói pelo Dr. Americano Freire produzindo 20 frascos de soluções básicas por dia, envasadas em vidro.
Em 1959, o Dr. Abelardo entrou em contato com a B. Braun na Alemanha, pois havia visto em revistas alemãs a embalagem plástica para soluções parenterais de grande volume (SPGV).
Em meados de 1960, inicia-se a fabricação no Brasil, por terceiros, das ampolas vazias em plástico ‘Plas Braun’ para soluções injetáveis, que vieram a substituir gradativamente os frascos de vidro.
Como consequência natural da evolução técnica, a colaboração com a B. Braun havia se tornado mais forte e, em 17 de Outubro de 1967, sob o comando de Ludwig Georg Braun, a companhia alemã adquiriu o controle acionário. No ano de 1970, o Laboratório Americano passa a se chamar Laboratórios B. Braun S/A. Inicia- se, então, uma nova fase marcada por elevado grau de desenvolvimento tecnológico no preparo e controle das soluções básicas e a introdução da linha de soluções sofisticadas de aminoácidos e de emulsão gordurosa para Nutrição Parenteral.
Hoje, sob a direção de Otto Philipp Braun, a empresa prepara-se para atingir uma posição de destaque no Brasil e dentro do Grupo B. Braun e se tornar uma referência para a América do Sul.